Close

Blog

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Ponto de Análise é o mais novo site de informação em Alagoas

O jornalismo alagoano conta a partir desta segunda-feira (26) com novo espaço de informação. É o blog Ponto de Análise, um site voltado exclusivamente para os temas da Segurança Pública, Direitos Humanos, Justiça e Cidadania. O site foi idealizado pela jornalista Mariane Rodrigues e pretende informar, de maneira contextualizada, os principais acontecimentos nessas áreas.

Segundo Mariane Rodrigues, a ideia de criar o blog nasceu ainda em 2020, após a sua saída do extinto Portal OP9, que pertencia à TV Ponta Verde, em Alagoas. “O fechamento do jornal onde eu trabalhava me frustrou. Eu não queria sair da redação, mas sabia que o mercado em Alagoas é fechado para contratações nas redações e, com isso, sabia que precisava me virar de alguma forma”, lembra Rodrigues.

Ainda em 2020, ao mesmo tempo em que trabalhava como assessora de imprensa na Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a ideia do blog foi amadurecendo. Desde a escolha do nome, passando pela criação da logomarca, definindo os objetivos do site e seu formato, até a contratação da equipe responsável pela criação do site. “Foi quase um ano de amadurecimento e das fases de execução do projeto. Confesso que só pela escolha do nome, foram quase quatro meses em busca de um, e escolhi Ponto de Análise, após sugestão de uma ex-estagiária”.

Proposta

Segundo a jornalista, o blog Ponto de Análise tem o objetivo de democratizar a informação, através de análises dos acontecimentos voltados para as áreas de Segurança, Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. “São áreas que têm ganhado muita força dentre os assuntos populares, mas percebo que, por vezes, a população possui muitas dúvidas, principalmente no que se refere à Justiça. Então, o Ponto de Análise vai, como o nome já diz, analisar os acontecimentos e levar à população a compreensão deles, bem como das leis, dos seus direitos e do seus deveres, por exemplo. São temas que afetam diretamente às decisões das pessoas e, consequentemente, as suas vidas”.

Mariane Rodrigues explica que, apesar de ser um blog, as publicações não serão realizadas com base em suas opiniões. Para isso, haverá sempre a consulta de especialistas e “atenção especial às histórias de pessoas que tenham uma mensagem ou algo importante para passar ou dizer aos leitores”. “Nada melhor do que pessoas que tenham autoridade e conhecimento aprofundado para falar sobre os assuntos pelos quais o site está voltado, seja por sua formação acadêmica, seja pelo protagonismo de suas atuações, seja pelas suas próprias histórias”, comenta a jornalista.

Sobre a jornalista

Uma mulher. Nordestina. Do interior alagoano. Formada com base em muito suor, amor e dedicação ao jornalismo. Mariane Rodrigues. Tem experiência em Webjornalismo e Assessoria de Imprensa, na área da Advocacia Criminal. Foi assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra). Trabalhou em portais de notícias, como o extinto OP9, do Sistema Opinião. Também já atuou no portal Gazetaweb e escreveu para o jornal impresso Gazeta de Alagoas. Sua experiência passa pelo rádio, levando notícias para Radiogazeta e 96 FM.

19 de abril de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *