Close

Justiça

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter

Negros presos com drogas são mais enquadrados por tráfico que brancos em AL

tráfio

Negros são mais enquadrados por tráfico de drogas que os brancos. Foto: reprodução/ ilustrativa

Por Jean Albuquerque – Olhos Jornalismo

Negros presos com drogas são mais classificados por tráfico do que porte de drogas para uso pessoal, em comparação a brancos em Alagoas. Só para se ter uma ideia, dos 9.934 suspeitos da raça negra (soma de pretos e pardos, de acordo com classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE) presos por tráfico, a Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) classifica apenas 15.96% como consumo próprio. Já dos 1.894 brancos presos por tráfico, 22% são classificados como de uso pessoal.

Leia também:  Entenda prisão de idoso que morreu na porta de presídio após ganhar a liberdade
Entrei em uma cela superlotada para sentir a verdadeira condição de vida dos detentos
Saiba o que é ilegal em diligências de investigações policiais segundo entendimento do STJ

A reportagem do Olhos Jornalismo analisou, em parceria com o Instituto Sou da Paz, a série histórica do perfil de pessoas presas por ocorrências relacionadas à drogas nos últimos nove anos. Os dados são do setor de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE), da Assessoria Técnica de Estatística e Análise Criminal da Polícia Civil (ASSTEAC), obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).

De acordo com o advogado criminalista Marcelo Herval, a interpretação em relação ao tráfico depende da leitura da autoridade policial e do judiciário que irão definir se o indivíduo se enquadra na modalidade de porte de drogas para consumo pessoal ou tráfico.

Essa reportagem foi produzida originalmente pelo Olhos Jornalismo. Em uma parceria inédita na mídia independente alagoana, o Ponto de Análise republica parcialmente a fim de amplificar às vozes e os conteúdos sob a ótica da Justiça, Direitos Humanos, Cidadania e Segurança Pública.

Confira o conteúdo integral no site do Olhos Jornalismo aqui -> Negros presos com drogas são mais enquadrados por tráfico que brancos em AL

1 de outubro de 2021

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *